escolaclinica

Clínica-Escola do Autista de Itaboraí é referência nacional

Da batalha de uma mãe nasceu um projeto que hoje é referência nacional na conscientização, inclusão e tratamento de pessoa com autismo. A Clínica Escola do Autista fica na cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro.

É um projeto público pioneiro que visa a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por alguns dos profissionais mais gabaritados da área no país.

A batalha de Berenice Piana

Berenice Piana e seu filho Daylan Foto:Sandro Giron/Prefeitura de Itaboraí

O ativismo de Berenice Piana iniciou no momento em que teve o diagnóstico de seu filho Daylan (hoje com 21 anos) e percebeu a inexistência de políticas e conhecimento sobre o assunto no país.

Berenice é co-autora da Lei Federal 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no país. Berenice apresentou o projeto ao prefeito Helil Cardozo, que determinou à Secretaria Municipal de Educação e Cultura sua implementação na cidade. Itaboraí (com cerca de 200 mil habitantes) foi a primeira cidade a ter uma lei municipal que obriga o município a cuidar dos autistas.
A nova lei fez com que o autista, enfim, fosse reconhecido como uma pessoa com deficiência. Menos de um mês depois de a lei ter sido sancionada, Berenice Piana tratou da criação da escola com o prefeito. A escola foi inaugurada um ano depois.

 

A Clínica-Escola do Autista

Essa é a única instituição pública do país que oferece um tratamento multidisciplinar, contando com neurologistas, neuropediatras, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. O diagnóstico precoce e orientação aos familiares são outros trunfos do projeto. O foco principal, no entanto, é a inclusão das crianças e adolescentes no ensino regular.

Na Clínica-Escola, o autista recebe o tratamento para o possibilitar a frequentar, também, o ensino regular. E os professores da rede municipal, que irão acompanhá-los no dia a dia escolar também recebem um treinamento específico para tal propósito na Clínica-Escola. Caso não tenha condições de ser integrado ao ensino regular, o aluno continua estudando exclusivamente na Clínica-Escola.

Por ser um centro de referência, vão para a cidade pacientes e também comitivas de diversos municípios à procura de instruções de como desenvolver programas semelhantes.

Em Itaboraí, uma nova Clínica-Escola está em obras, em uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. Totalmente gratuita, também.

Adaptado do UOL

Para saber mais:

http://www.itaborai.rj.gov.br/

A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí fica na Rua Comandante Ary Parreiras, 347, no bairro de Venda das Pedras. Itaboraí – RJ

Related News

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Todos os direitos reservados Jornal SuperaBR