Foto: Unplash

Cursos on-line, gratuitos e de qualidade para educadores

Nesse início de ano letivo, os professores estão preparando seus planejamentos e buscando novos materiais, novas ideias, novos rumos, novos desafios. Na correria do dia a dia escolar o professor tenta (e precisa) encontrar tempo para se aprimorar, mas nem sempre encontra condições para fazer um curso presencial.

Já pensou em fazer cursos on-line gratuitos e de qualidade? Ainda mais com possibilidade de certificação?

Além do aperfeiçoamento profissional, você cria sua própria rotina, escolhe os horários, onde e como estudar.

Fiz uma pequena lista de programas e projetos que oferecem cursos, principalmente na área de Língua Portuguesa e de Tecnologia.

Portal escrevendo o Futuro

A plataforma é um espaço de formação que oferece muitos conteúdos pedagógicos, traz informações e troca de experiências.

O Programa oferece os cursos “Caminhos da Escrita”, “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”.

É preciso ficar atento às datas de inscrição para novas turmas. Entre no site e faça seu cadastro para receber informações sobre cursos e outros projetos. Os certificados são gratuitos e reconhecidos pelo MEC.

Saiba mais:  https://www.escrevendoofuturo.org.br

Apoio ao professor

Programa de extensão que tem como objetivo a difusão de conhecimentos para a formação continuada de professores e especialistas em educação de todo o país. É uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação, um conteúdo totalmente gratuito. Um dos cursos é “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”. Os certificados são gratuitos e reconhecidos pelo MEC.

Saiba mais: http://www.apoioaoprofessor.com.br

 Coursera

Plataforma de ensino que realiza parcerias com universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online. Alguns cursos você paga apenas pelo certificado. Há também um programa de auxílio financeiro disponível.

Dois cursos interessantes e gratuitos (caso você queira o certificado, paga um pequeno valor):

“Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, oferecido pela Fundação Lemman e Instituto Península;

“Pluralidades do Português Brasileiro”, oferecido pela UNICAMP.

Saiba mais: https://www.coursera.org/

Portal Trilhas

Faz parte das iniciativas sociais do Instituto Natura. O curso é totalmente on-line e gratuito para professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental que desejam aprimorar as propostas de alfabetização realizadas em sala de aula. Os participantes que concluírem os 2 mil pontos e publicarem seu vídeo na área Rede que Ensina recebem um certificado equivalente a 40 horas de atividades emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Saiba mais:http://www.portaltrilhas.org.br/

Comunidade de Aprendizagem

Também faz parte do Instituto Natura, é um projeto voltado para a transformação educacional que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Você recebe um certificado no final de cada módulo.

Saiba mais: http://www.comunidadedeaprendizagem.com/

Escola Digital

 Oferece vários recursos interessantes, materiais pedagógicos e cursos gratuitos  totalmente on-line:

1.Curso Tecnologia na Educação, voltado a professores. Conteúdos e tecnologias digitais para a sala de aula, aproximando da realidade dos alunos. Tem quatro módulos com um total de 40 horas de atividades. Os concluintes recebem certificado validado pelo MEC.

2. Gestor – Curso de 4 módulos de 40 horas. As atividades discutem como integrar o currículo aos recursos digitais e mostram a importância do coordenador na superação desse desafio.

O projeto é uma parceria entre Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica Vivo.

 Saiba mais: http://www.escoladigital.org.br/ 

Veduca

Portal que disponibiliza mais de 300 cursos online de universidades e instituições de ensino de todo o mundo.

Saiba mais: http://www.veduca.com.br

Então, que tal achar um curso interessante e começar ainda hoje?

 

Related News

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Todos os direitos reservados Jornal SuperaBR