evento_capa1

Evento em SP marca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Realizou-se na última sexta-feira, 25 de agosto, no plenário Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo, um encontro promovido pelo Instituto Levi de Lima – ILL – para discutir a inclusão e acessibilidade em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência com Deficiência Intelectual e Múltipla. O deputado estadual Caio França (PSB) conseguiu a liberação do plenário para o evento.

Foto 3Além das delegações dos municípios da Grande São Paulo e Litoral do ILL, estiveram presentes diversas autoridades, como a deputada estadual Célia Leão (PSDB), o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, o Dr. Marco Aurélio Ubiali (PSB), e representantes partidos políticos.

Foto 6A mesa diretora da solenidade foi composta pelo vereador por Jandira, Silvio Cabeleireiro (PEN), Sandra Ramalhoso, conselheira municipal da Pessoa com Deficiência (São Paulo), Dr. Marco Ubiali, Dr. Edison Ferreira da Silva, presidente do Sindhosfil, Leandro Monteiro, representando o senador Álvaro Dias (Podemos) e Lee Cadeirante (PPL/PAIS), presidindo a mesa.

Além dos participantes da mesa, outros convidados tomaram a palavra.

Foto 8

Foto 7

A deputada Célia Leão enfatizou “a necessidade de que as pessoas com deficiência que hoje somam perto de 45 milhões de pessoas no Brasil, possam ter acesso a tudo que a vida oferece, as pessoas com deficiência precisam se divertir, fazer compras, trabalhar e precisam ter a acesso facilitado, afinal somos seres humanos como todas as outras pessoas, nós queremos ir ao cinema, ao restaurante, namorar…” e acrescentou a importância de eventos que mobilizem a sociedade a entender essa posição.

Foto 5O secretário Cid Torquato também fez uso da palavra para ressaltar a necessidade que as pessoas se conscientizem da falta de acessibilidade, e “de quanto ainda falta para que os direitos das pessoas com deficiência sejam colocados em prática e não fiquem apenas no papel” e enfatizou a importância do Conselho Municipal nas diretrizes e ações para que a cidade de São Paulo fique mais acessível.

Foto2Também nesse viés, a conselheira Sandra Ramalhoso destacou a falta de acessibilidade em locais como restaurante, cinemas, teatro e que ainda há poucos ônibus adaptados em São Paulo, dificultando a mobilidade das pessoas com deficiência.

foto 14Depois das autoridades fazerem uso da palavra, a presidência da Mesa fez entrega do título de Embaixador da Inclusão e Acessibilidade às pessoas que tiveram reconhecido trabalho na luta pela causa das pessoas com deficiência.

Finalizando o evento foram assinadas as atas formalizando as novas unidades do Instituto Levi de Lima: em Guarulhos, presidida por Agnaldo Campos; em Osasco, por Lucia Irene de Carvalho Martins.

Dentre os presentes destacamos: ‘

Os advogados Dr. Vidotto, Dra. Francisca e o Dr. Betti, do PTB – Inclusão, representando o deputado estadual Campos Machado; Luciana de Brito Santos e Luciano do Postinho, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Santana de Parnaíba; Lúcia Irene de Carvalho Martins, presidente do Instituto Levi de Lima, em Osasco, acompanhada de Aline, Ivo Lopes (ONG ILF) e o pastor Carlos Eduardo Gonçalves; Lázaro Zeferino, presidente do Instituto Levi de Lima,de São Vicente, SP.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é promovida em todo o Brasil pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes),  para  debater com a sociedade e levá-la a reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Foto 13

Foto1

21175819_1977116079171276_1805288383_n

Foto 11Foto 12Foto 4

Related News

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Todos os direitos reservados Jornal SuperaBR