capa_pet

Gatos podem ser tão inteligentes quanto cães

cat-1775521_1920

Foto: Pixabay

Essa notícia não parece ser novidade para aqueles que têm gatos, que costumam observar as peripécias dos bichanos, mas o cão sempre foi considerado mais inteligente. A ciência

Segundo uma pesquisa publicada na edição de janeiro da revista científica Behavioural Processes, o nível de inteligência dos gatos é muito idêntico ao dos cães.

No Japão, um estudo liderado pela psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, com 49 gatos domésticos, constatou que eles conseguem usar memórias agradáveis, como a sua comida favorita.

q-dwfhwae6c-kazuend

Foto: Unsplash

 Os pesquisadores usaram quatro tigelas de comida para testar – num intervalo de 15 minutos – a capacidade dos gatos de se lembrarem daquela em que já haviam comido e quais não haviam sido tocadas, comprovando que os felinos tinham capacidade de se recordar sobre o que haviam comido e em qual tigela.

É o que chamamos de memória episódica, também encontrada nos cães. Para a autora da pesquisa, essa memória pode estar relacionada com uma certa capacidade de introspectividade, e que os gatos podem até gostar de recordar ativamente as suas memórias, tal como os humanos.

A mesma equipe de cientistas japoneses já havia feito testes idênticos com cães. Além da memória, cães e gatos têm performances idênticas em vários testes mentais, mas estes resultados não são, naturalmente, indiferentes, às raças dos animais.

E você, tem cão ou  gato? O que pensa sobre isso?

Adaptado de BBC

fottq7qpn8-andrew-branch

Foto: Unsplash

Related News

  1. Valdir
    mar 26, 2017 - 01:38 AM

    Bacana.

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Todos os direitos reservados Jornal SuperaBR